domingo, 20 de março de 2011

ANOTAÇÕES SOBRE "LEGIÃO" (2):

OBRA: LEGIÃO
AUTOR: ROBSON PINHEIRO
ESPÍRITO: ÂNGELO INÁCIO
EDITORA: CASA DOS ESPÍRITOS
 
DA PROPOSTA DE TRABALHO: 

"Não tenho comportamento ortodoxo nem me encaixo nos caixotes mentais que engessam o pensamento." (Ângelo Inácio)

A PROPOSTA DE TRABALHO surge na organização de uma excursão aos Planos mais densos; seguida do desenvolvimento de uma tarefa de psicografia; onde seriam transmitidas as informações e experiências adquiridas nessa incursão ao Reino das Sombras.

CARACTERÍSTICAS DOS AUTORES ESPIRITUAIS:

Dentro do trabalho proposto - cada um trata do assunto sob um aspecto, sempre de acordo com sua habilidade ou especialização:

ZARTHU: Discorre sobre os componentes psicológicos que envolvem o intrincado processo utilizado por magos e cientistas; falando sobre os modelos mentais desses Espíritos; traçando um mapa psíquico de seu comportamento, nos processos de Obsessão Complexa.

JOSEPH GLEBER: Trata dos fundamentos científicos dos processos de Obsessão Complexa: Síndromes dos Aparelhos Parasitas; e define o comportamento das partículas mentais e das correntes parasitas de pensamento desorganizado.

ESTEVÃO: Apresenta os elementos ligados ao pensamento evangélico, falando a respeito dos processos obsessivos nos tempos bíblicos; e, em seguida, da Era Cristã em diante; culminando com o pensamento de Allan Kardec e a necessidade de atualização da metodologia e do conhecimento sobre o assunto. Ressalta a importância dos médiuns colocarem-se à disposição, para uma abordagem mais ampla e detalhadas, no tocante ao "Reino das Sombras".

Vale ressaltar, no entanto, a necessidade de um médium encarnado, nessa excursão; para doação de certa quantidade de ectoplasma. É preciso buscar um médium experiente, não apenas pela maior facilidade em doar esse tipo de fluido tão necessário; mas muito mais pela qualidade deste mesmo fluído. Além disso, a presença de um médium com clarividência extrafísica contribuirá, sobremaneira, na tarefa proposta.

QUESTÕES RELACIONADAS À MEDIUNIDADE:

Ângelo Inácio: Todos os médiuns gozam de vidência desenvolvida, quando desdobrados no Plano Espiritual ?

Pai João de Aruanda: Não. A grande maioria ainda transita entre as expressões da matéria e as impressões que guardam da Vida Espiritual; sem a necessária lucidez, quando atuam fora do Corpo. Tudo é questão de exercício, trabalo e dedicação. (...) Alguns dos médiuns, atualmente encarnados na Crosta, vem de um passado do qual receberam iniciação espiritual, em antigos templos e no seio de povos que já não existem com a glória de outrora. Com experiências na Atlântida, Egito, ou junto a outros povos da Antiguidade; diversos sacerdotes do passado permanecem aperfeiçoando-se ou resgatando a paz de Consciência, em meio às lides espíritas. Muitos são médiuns que, atualmente, lidam com as questões do Psiquismo; orientados por Espíritos que os dirigem no nosso Plano. O conhecimento adormecido nos encaninhos da Memória Espiritual, desperta ou emerge das profundezas do Campo Mental; na hora necessária para a utilização adequada.

Ângelo Inácio: Todos os médiuns são iniciados de outras épocas?

Pai João de Aruanda: Não. A grande maioria são Espíritos endividados, que aproveitam a sagrada oportunidade da Mediunidade, para resgatarem seu passado, em nome do bem; enquanto aprendem a lidar com as manifestações do Psiquismo.  Aqueles que foram iniciados, no passado, cujo conhecimento e experiências estão arquivados na Memória Espiritual, são reconhecidos pelo trabalho no Bem. Infelizmente, nem todos permanecem fiéis ao mandato espiritual ou ao compromisso assumido, antes de reencarnar. Com isso retardam o progresso espiritual e comprometem a incumbência que receberam;adiando projetos traçados do lado de cá da vida, por elevados Amigos do Mundo Maior. 

Ângelo Inácio: É possível afirmar que no mandato mediúnico existem dois tipos de tarefas e tarefeiro: os que já experimentaram a vivência mediúnica no passado; e os que estão tendo pela primeira vez?

Pai João de Aruanda: "Muitos são os chamados; poucos os escolhidos."

Nota-se duas categorias de pessoas que colaboraram com o trabalho do Mestre:

DISCÍPULOS: Chamados a servir como aprendizes da Escola Espiritual que Cristo coordenou. A essa classe numerosa, eram dados ensinamentos espirituais compatíveis com sua experiência e capacidade de entendimento.

APOSTOLADO: Conferido a poucos. Aqueles que dele usufruíram, foram eleitos pelo Mestre, devido a seu curricullum espiritual; que registrava uma ficha de serviços mais intensa e absoluta.
Diz o Evangelho: "Muitos discípulos, poucos apóstolos". A estes eram conferidos ensinamentos mais detalhados; que exploravam tudo aquilo que, aos outros, era transmitido apenas por parábolas.

Em contrapartida, exigia-se dos APÓSTOLOS, atitudes mais condizentes com a importância da tarefa confiada.

TRANSPORTANDO PARA O CAMPO MEDIÚNICO:

Muitos recebem o chamado da MEDIUNIDADE , como DISCÍPULOS DO MESTRE; porém, como médiuns, não dão respostas em sua vida e atitudes, com a intensidade que o SERVIÇO  APOSTOLAR exige. Continuam, portanto, como MEROS DISCÍPULOS.

Há, no entanto, aqueles poucos que traduzem sua tarefa em obras de verdadeiro heroísmo espiritual; deixando suas marcas por onde passam.É inegável que estes médiuns receberam outorga divina e já trazem, de seu passado, larga experiência no trato com questões espírituais; o que lhes impõe certo ritmo ou conduta. Constroem sua obra espiritual e, à medida que avançam, vão arrebanhando outros discípulos do Mestre; que caminham, tendo nestes servidores, uma espécie de referência ou modelo para seu roteiro de vida, em busca da Espiritualidade.

MÉDIUM: Apóstolo moderno; onde muitos são os chamados, mas muito poucos são os escolhidos para um tarefa específica.

COMENTÁRIOS:

No campo mediúnico, a questão DISCÍPULO e APÓSTOLO é um ótimo tópico de debate. O fato de que muitos são chamados e poucos os escolhidos; pode gerar duas espécies de sentimento que merecem atenção.

ORGULHO: O fato de ser um escolhido não deve ser motivo de orgulho; e sim de preocupação. Preocupação em desempenhar, cada vez mais e melhor, a missão que assumiu. Quem foi escolhido é porue tem o compromisso maior; e a capacidade suficiente para cumpri-lo.

INFERIORIDADE OU FUGA: a famos expressão "isso não é para mim" parece muito mais um instrumento de fuga, diante daquilo que não se quer assumir; do que reconhecimento da própria ignorância. Ninguém é ignorante o tempo todo. Basta interesse em aprender; a capacidade aparece e a evolução acontece. Quem nasceu sabendo que atire a primeira pedra!

Vale, portanto, refletir:

Quem somos nós ? Apóstolos assumidos e responsáveis; ou meros discípulos, assistindo a tudo com a mesma indiferença de antes ? Continuamos "na praça, dando milho aos pombos" enquanto a Humanidade caminha e a vida acontece ?

Partindo do princípio que somos exatamente aquilo que fizemos de nós, é bom lembrar que a condição de DISCÍPULO ou APÓSTOLO depende muito mais da nossa disponibilidade em querer assumir nosso compromisso de transformadores de realidades; do que de meros convites em função de algum mérito nosso.

Há uma sensível diferença entre o papel que nos cabe nessa trajetória; e o papel que queremos assumir! (Talvez fosse mais interessante sumir!) Ambos, tem consequências. Resta saber qual delas nos convém mais.

É preciso acordar para a realidade das coisas do Espírito. É preciso despertar para um compromisso escolhido por nós mesmos, em dado momento de nossa trajetória evolutiva; em uma de nossas muitas passagens pelo mundo de lá.

Já fomos e voltamos muitas vezes; mas aprendemos muito pouco. Continuamos achando que é 
sempre a primeira e a última vez; e boicotamos a nós mesmos; em uma teimosia de muitos séculos.

Dizem que quando o discípulo está pronto, o Mestre sempre aparece. Mas quando o discípulo boicota todas as oportunidades concedidas; e abre mão do compromisso, alegando que "ainda não está na hora"; o Mestre sai correndo em busca de outro! A fila anda, a Humanidade caminha... e o tempo passa! Só o Espírito continua, em sua trajetória de oportunidades; aproveitadas ou não! Tudo isso acontecendo e nós aí na praça dando milho aos pombos. Até quando ? 

"Nunca lhe disse que seria fácil. Disse-lhe, apenas, que compensava." (Everilda Batista)

Elaboração: Kika 

2 comentários:

  1. maravilhoso material, me visite estudei co dr.lacerda em 97, hoje tenho 2 centros apometricos em 2 cidades,bj deise
    www.apometriahojevita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Kika,
    Gostei da postagem. Quando os leitores estudarem o livro "Legião" já terão aproveitado um belo ponto de partida, pelo seu post.

    ResponderExcluir