domingo, 10 de maio de 2009

PALESTRA DO GODINHO - Março 2009

Trecho da Palestra do Godinho.
São Paulo - Março 2009.



PALESTRA DO GODINHO - Fevereiro 2009

Trecho da Palestra do Godinho.
São Paulo - Fevereiro 2009.


VÍDEO SOBRE ILUMINAÇÃO DOS CHAKRAS 03

VÍDEO SOBRE ILUMINAÇÃO DOS CHAKRAS

PARTE 03 - LEGENDADO

VÍDEO SOBRE ILUMINAÇÃO DOS CHAKRAS 02

VÍDEO SOBRE ILUMINAÇÃO DOS CHAKRAS

PARTE 02 - LEGENDADO

VÍDEO SOBRE ILUMINAÇÃO DOS CHAKRAS 01

VÍDEO SOBRE ILUMINAÇÃO DOS CHAKRAS

PARTE 01 - LEGENDADO


quinta-feira, 7 de maio de 2009

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Com o intuito de facilitar a pesquisa sobre o tema MEDIUNIDADE E APOMETRIA
, relacionamos aqui algumas das fontes consultadas para a elaboração deste BLOG. À medida que novas pesquisas forem acontecendo, vamos ampliando essa relação:

JOSÉ LACERDA DE AZEVEDO. Espírito - Matéria. Editora Palloti. 3a. ed. 1990

J.S.GODINHO. Apometria - A Nova Ciência da Alma. Holus Editora.

J.S.GODINHO. Os Portais da Felicidade - Apometria na Prática. Holus Editora.

J.S.GODINHO. Conflitos Conscienciais. Holus Editora.

ROBSON PINHEIRO. Espírito: Joseph Gleber. Além da Matéria - Um Ponte entre a Ciência e a Espiritualidade. Editora Casa dos Espíritos

ROBSON PINHEIRO. Espírito: Ângelo Inácio. Legião. Editora Casa dos Espíritos

ROBSON PINHEIRO. Espírito: Ângelo Inácio. Senhores da Escuridão. Editora Casa dos Espíritos.

ROBSON PINHEIRO. Espírito: Ângelo Inácio. Tambores de Angola. Editora Casa dos Espíritos.

ROBSON PINHEIRO. Espírito: Ângelo Inácio. Aruanda. Editora Casa dos Espíritos.

HERCÍLIO MAES. Espírito: Ramatis. O Evangelho a Luz do Cosmo. Editora do Conhecimento.

HERCÍLIO MAES. Espírito: Ramatis. Magia de Redenção. Editora do Conhecimento.

HERCÍLIO MAES. Espírito: Ramatis. Elucidações do ALém. Editora do Conhecimento.

NORBERTO PEIXOTO. Espírito: Ramatis. Evolução no Planeta Azul. Editora do Conhecimento.

NORBERTO PEIXOTO. Espírito: Ramatis. Jardim dos Orixás. Editora do Conhecimento.

NORBERTO PEIXOTO. Espírito: Ramatis. Vozes de Aruanda. Editora do Conhecimento.

NORBERTO PEIXOTO. Espírito: Ramatis. Chama Crística. Editora do Conhecimento.

VITOR RONALDO COSTA. Desobsessão e Apometria - Análise à luz da Ciência Espírita. Casa Editora O Clarim.

ALLAN KARDEC. O Livro dos Espíritos. Editora FEB.

ALLAN KARDEC. O Livro dos Médiuns. Editora FEB.

LUIZ GONZAGA PINHEIRO. Doutrinação - A Arte do Convencimento. Editora EME

APOSTILA DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE APOMETRIA - Curso Básico.

JOÃO NUNES. Espírito: Lancelin. Introdução - Viagem Astral. Editora Espírita Fonte Viva

FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER. Espírito: André Luiz. Editora FEB.

Site: www.apometria.org

Site: www.casadojardim.com.br

Vídeo ILUMINAÇÃO DOS CHAKRAS - www.youtube.com

quarta-feira, 6 de maio de 2009

"LEGIÃO" e "SENHORES DA ESCURIDÃO"

CONSIDERAÇÕES SOBRE "LEGIÃO" e "SENHORES DA ESCURIDÃO" (Espírito Ângelo Inácio, pela psicografia de Robson Pinheiro):

Estas duas obras buscam transmitir conhecimentos aos encarnados que tenham interesse em adquirir instrumentos para enfrentar graves processos de obsessão complexa e coletiva. É leitura de fundamental importância para todos aqueles que se dispõem ao trabalho mediúnico e, principalmente, na técnica apométrica. Para socorrer aqueles que desconhecem a LUZ, é preciso saber lidar com a SOMBRA.

Vale ressaltar que, embora muitos se mostrem "assustados" com o que lêem; o cenário ali descrito é fato corriqueiro no cotidiano das mesas apométricas… Ao lançar esse "olhar sobre o Reino das Sombras" é preciso entender que ele nasce dentro de nós. Partindo do princípio que somos exatamente aquilo que fizemos de nós; o Umbral nada mais é do que um reflexo de tudo isso. À bem da verdade, uma superprodução humana, onde a Sombra foi mais alimentada que a Luz. “LEGIÃO” e "SENHORES DA ESCURIDÃO vem dar visibilidade a essa dualidade: Sombra e Luz. Resta-nos, somente, escolher qual delas alimentar.

Diretamente relacionado às lides apométricas, o conteúdo de ambas as obras é digno de uma leitura atenciosa. Fica a dica e a oportunidade para discussão e estudo.




CHAKRAS PRINCIPAIS

CHAKRAS:

São estruturas energéticas oriundas de fontes superiores com aparência de flores girando constantemente. A velocidade deste movimento indica o grau de evolução da criatura. Localizam-se no Duplo Etérico e são responsáveis pela recepção e distribuição das energias mentais, astrais e etéreas, de acordo com a necessidade do ser.

CHAKRA BÁSICO: Localiza-se na base da espinha dorsal. Tem a cor vermelha e relaciona-se com as glândulas supra-renais. Pessoas motivadas pelo Chakra Básico podem apresentar comportamento violento e chegam a dormir de 10 a 12 horas sobre o estômago. São materialistas e pragmáticas. Está diretamente relacionado à vitalização do Corpo Físico.

CHAKRA ESPLÊNICO: Localiza-se na região correspondente ao baço físico e está relacionado à circulação sanguínea. Disfunções neste chacra podem gerar anemias violentas e até leucemia. É também responsável pela vitalização do Duplo Etérico.

CHAKRA UMBILICAL: Localiza-se na região abdominal. Sua cor predominante é o laranja. Trata-se do centro da vontade ou do ego inferior. Ligado ao sistema digestivo. Relaciona-se com o Corpo astral. Disfunções neste Chakra levam o individuo a ficar preso a uma rotina inapropriada, incapaz de perceber oportunidades sadias de mudança. O equilibrio deste chacra revela o dom de servir sem esperar recompensas.

CHAKRA CARDÍACO: Localizado na região do coração. Representa o equilibrio de todos os demais Chakras. Apresenta-se na forma de 12 pétalas de um amarelo brilhante. O equilibrio deste Chakra revela compaixão, despreendimento, sabedoria e amor. O apego às coisas da terra, honras e humilhações não o afetam. Vive em harmonia com os mundos internos e externos.

CHAKRA LARÍNGEO: O Chakra da garganta possui 16 raios nas cores azul-claro, turquesa, lilás e prateado brilhante. Como o primeiro dos três chacras superiores, relaciona-se com a expressão transpessoal e com o Eu Superior, o Espírito e a Alma.

CHAKRA FRONTAL: Localiza-se entre as sobrancelhas e apresenta as cores rosa e amarelo de um lado; e azu e roxo do outro. Está ligado à glandula hipófise que tem como função coordenar todo o sistema endócrino. Desempenha papel importante na vigília espiritual e em toda a quimica do corpo. Quando bem desenvolvido, proporciona as faculdades da vidência e da psicometria. Liga-se intensamente ao Corpo Mental Superior. – o Corpo da inspiração, que dá origem às idéias antes de tomarem forma.

CHAKRA CORONÁRIO: É a sede da consciência e centro da União Divina. Localizado no topo da cabeça, é de cores variadas e de altíssima velocidade de rotação. Por serem degraus energéticos, à medida que vamos nos aproximando do Chakra Coronário, o nível de vibração vai aumentando. É através do chacra coronário que atingimos os mais elevados niveis de meditação.

OUTROS CHAKRAS: Além dos setes Chakras principais, existem outros menores, localizados na nuca, na palma das mãos e na sola dos pés.

OS SETE CORPOS DO AGREGADO HUMANO

CORPO FÍSICO: É o instrumento da manifestação, experimentação e aprendizagem do Espírito, no mundo material. Nele, somatizam-se os impulsos desarmônicos oriundos dos demais corpos, níveis ou subníveis de consciência; em forma de doenças, desajustes ou desarmonias, que são simples efeitos e não causa.

DUPLO ETÉRICO: Envolve o corpo físico. De estrutura tênue é invisível ao olho humano. Proporciona os fenômenos espirituais que envolvem manifestações de ordem física, como materializações e transporte de objetos, através de um material chamado ectoplasma, fornecido por médiuns de efeito físico. O Duplo Etérico funciona como mediador plástico entre o corpo astral e o corpo físico. Tem a mesma estrutura do corpo físico. Possui individualidade própria, mas não consciência. Dissocia-se do corpo físico logo após a morte e, dissolve-se em questão de horas.

CORPO ASTRAL (PERISPÍRITO): Tem a forma humana e é o invólucro espiritual mais próximo da matéria. É através do corpo astral que os Espíritos se manifestam, na dimensão do astral em que se encontram, e podem ser percebidos na vidência. Não possui a mesma densidade em todas as criaturas humanas. Quanto mais evoluído o Espírito, menos denso é o corpo astral. Sua forma pode ser modificada pela vontade ou ação de energias negativas auto-induzidas. A maioria das incorporações se dá através do corpo astral. Sofre moléstias ou deformações decorrentes de vícios humanos ou a prática persistente do mal. Separa-se facilmente do corpo físico durante o sono, ou por indução, tanto pela vontade da mente de um encarnado, como por ação de fortes traumatismos.

CORPO MENTAL INFERIOR: É sede da consciência, da inteligência, da associação de idéias, do raciocínio e da percepção. É o primeiro banco de dados onde a mente física busca as informações que necessita. Registra tudo que, externamente, impressiona o sistema nervoso. Está relacionado ao Ego Inferior. Em desequilíbrio gera sérias dificuldades comportamentais como comodismo, vícios, busca de prazeres mundanos, entre outros.

CORPO MENTAL SUPERIOR: Memória criativa. É o segundo banco de dados de que dispõe o ser. Elabora princípios e idéias abstratas. Ocupa-se de estudos e pesquisas, visando o aprimoramento do ser. É, ao mesmo tempo, sede das virtudes e de graves defeitos. Arquiva a manifestação da riqueza e do poder e seus desequilíbrios relacionam-se à falta de tudo que possa atrapalhar a ambição. É a sede da vontade e do domínio. Nele convivem o orgulho e a vaidade, o apego ao poder e ao mando.

CORPO BÚDICO : É o corpo que está mais próximo do Espírito. É o verdadeiro perispirito, ao final de processo evolutivo, quando os demais a ele se fundiram. É o grande banco de memórias do Espírito. Atemporal. Nele, as experiências positivas ficam arquivadas e tornam-se patrimônio do Espírito. As experiências negativas são reenviadas à personalidade encarnada para serem trabalhadas em novas oportunidades evolutivas. Os impulsos daí procedentes terão efeitos somatizados no Corpo Físico ou repercutirão no psiquismo da Personalidade encarnada.

CORPO ÁTMICO OU CENTELHA DIVINA: Representa o Espírito Puro, a Essência Divina . Corpo que contém o modelo eterno e perfeito do que existe. Inexplicável, indescritível, imanente, transcendente, eterno. O Corpo Físico e o Etérico são materiais, que se perdem pelo fenômeno morte. Os demais são Espirituais e o ser os vai abandonando, gradativamente, na medida em que evolui, até se tornar Espírito Puro.

CONCEITOS BÁSICOS

CONCEITOS:

Do grego:
APO = além; separação; afastamento.
METRON = relativo ao que pode ser medido.
Etimologicamente, apometria significa “separar além do que pode ser medido”, ou “separar o corpo astral ou mental para além do corpo físico”.

“Apometria é uma técnica de desdobramento do agregado espiritual do ser humano, induzida por energia mental de um operador encarnado, através de pulsos ou comandos energéticos mentais – sob impulsos da vontade. É uma ferramenta de manipulação de energia.”

“Apometria é o desdobramento do agregado espiritual de uma pessoa, provocado pela força mental da outra.”

AGREGADO HUMANO: Conjunto de estruturas que servem de veículo de sustentação ou suporte para as manifestações do Espírito.

O HOMEM ESPÍRITO: Segundo Joana De Angelis, “o “Homem-Espírito” é um maravilhoso conjunto de fenômenos constituído por energia pensante, energia modeladora e energia condensada; agindo e interagindo, simultaneamente, em diversas faixas de vida, em um universo multidimensional, igualmente fantástico e maravilhoso”

CORPOS: Os corpos são as ferramentas de ação do Espírito, que lhe dá condições de operar e manifestar-se nas mais variadas faixas vibratórias, nos mais variados orbes onde estagia para sua evolução. São em número de sete e interagem entre sim e com o meio onde vibram, através de suas próprias divisões, formando e construindo a individualidade eterna. Cada corpo é formado por camadas de sete partes que são chamadas de níveis e cada nível é formado por sete subníveis, onde se guardam as memórias do passado, origem de muitas das nossas desarmonias.

NÍVEIS: São as partes setenárias de cada corpo e contém as informações de encarnações passadas, com maior ou menos grau de consistência e potencialidade.

SUBNÍVEIS: São as divisões setenárias de cada nível. Funcionam como verdadeiros bancos de dados onde ficam arquivados os registros de existências passadas, sejam elas positivas ou não.

PERSONALIDADES MÚLTIPLAS: São personalidades vividas em outras existências. São manifestações do fenômeno anímico e podem ser chamadas de “eus”. Tem certo grau de consciência de si mesmas e de suas possibilidades. São extratos de personalidades ainda ligadas a existências de muito apego e ainda não integrados à individualidade.

SUBPERSONALIDADES: São desdobramentos do “eu pessoal”, personalidade ou consciência física. Vivem dentro ou fora de nós como se fossem outras pessoas ou parte delas. Quando apegadas a aspectos negativos do passado, podem gerar distúrbios de várias ordens. Permanecerão assim até que sejam doutrinados, tomem consciência do equivoco em que vivem e se harmonizem com o Todo.

Publicar postagem

HISTÓRICO DA APOMETRIA

HISTÓRICO:

A Apometria surgiu como técnica médica de tratamento a doentes desenganados. Em 1965, apareceu no Hospital Espírita de Porto Alegre (HEPA), Dr.Luiz Rodrigues, - psiquiatra, farmacêutico e bioquímico, natural de Porto Rico e radicado no Rio de Janeiro - demonstrando uma técnica que costumava chamar de hipnometria. Seu método consistia em desdobrar a consciência do paciente através de contagem lenta, e levá-lo até hospitais e médicos desencarnados, no plano espiritual, para somente, então, tratá-los. Esta foi, no entanto, a mais antiga notícia que se tem de uma experiência de desdobramento por um operador encarnado. Estavam, assim, lançadas as sementes do que viria a ser a Apometria; cuja técnica seria estudada, fundamentada e desenvolvida cientificamente, a partir de então, pelo Dr.José Lacerda de Azevedo.

Nascido em 12 de junho de 1919, Dr. José Lacerda de Azevedo formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 1951. Ser humano de rara genialidade, com formação e vivência espírita desde a juventude, Dr.José Lacerda de Azevedo foi o responsável pelo desenvolvimento e fundamentação científica da Apometria.

CONCEITO DE APOMETRIA


O termo "Apometria" é composto das palavras gregas "apo" que significa "além de"; e "metron", cujo significado é "medida".

Assim "apo" e "metron" significa "separar além da medida" ou "afastar além do que pode ser medido"; tomando sempre como medida ou limite, nosso Corpo Físico, que pode ser medido e tocado.

Daí conceituar Apometria como sendo uma técnica anímica de desdobramento do agregado espiritual humano, com a separação do Corpo Astral ou Corpo Mental, do Corpo Físico.

INTRODUÇÃO

Bem vindos ao blog "MEDIUNIDADE E APOMETRIA". Nosso objetivo é propor um estudo da APOMETRIA, enquanto TÉCNICA e sublime FERRAMENTA de AUXÍLIO ESPIRITUAL; fundamentada na Doutrina Espírita e no Evangelho de Jesus.

Contamos com a participação de todos.